fbpx

Você já ouviu falar em fundo de investimento fechado? Esse é um tipo de fundo que tem um capital fixo e uma duração pré-definida. 

Isso significa que ele não permite a entrada ou a saída de cotistas ao longo do tempo, a não ser que eles negociem suas cotas em mercado secundário.

Possui diferenças claras quanto aos fundos abertos, que permitem a compra e o resgate de cotas a qualquer momento. 

Essa diferença traz alguns benefícios e desafios para os investidores que optam por esse tipo de fundo.

Confira neste conteúdo todos os detalhes sobre este tipo de investimento e quais são as suas vantagens.

O que é um fundo de investimento fechado?

Um fundo de investimento fechado é um pool de investimentos que reúne recursos de vários investidores para aplicar em uma carteira diversificada de ativos financeiros. 

Esses ativos podem ser de renda fixa, renda variável, imóveis, moedas, commodities ou outros.

É administrado por um gestor profissional, que cobra uma taxa de administração pelo seu trabalho. 

O gestor tem a responsabilidade de escolher os melhores ativos para compor a carteira do fundo, seguindo a política e o objetivo definidos no regulamento.

Possui prazo de duração pré-definido em regulamento, que pode variar de alguns anos até décadas a depender da natureza do investimento. 

Durante esse período, o fundo não aceita novas aplicações ou resgates dos cotistas. Ou seja, o número de cotas e cotistas é fixo.

Para sair ou entrar nesse tipo de fundo é preciso negociar as cotas em um mercado secundário via bolsa ou plataformas especializadas.

vantagens do fundo de investimento fechado

Fundo de investimento fechado: quais as vantagens?

Investir em um fundo de investimento fechado tem algumas vantagens para quem busca ganhos no longo prazo.

O fundo é gerenciado por um profissional experiente que vai selecionar os melhores ativos baseados em uma estratégia eficiente para otimizar os ganhos.

Além disso, por se tratar de um pool com vários ativos, há uma diversificação maior dentro da carteira, o que reduz riscos e aumenta os resultados positivos no longo prazo.

Por fim, ainda permitem alavancagem pela aquisição de recursos de terceiros a fim de aumentar a exposição dos ativos e potencializar os ganhos.

Fundo de investimento fechado x fundo de investimento aberto: quais as diferenças?

Uma das principais diferenças entre fundo de investimento fechado e fundo de investimento aberto é a forma como os cotistas podem entrar ou sair do fundo. 

Enquanto no fundo aberto é possível comprar e resgatar cotas a qualquer momento, no fechado isso só é possível durante o período de captação ou em mercado secundário.

No fundo aberto, há incidência de Imposto de Renda a cada seis meses, por meio do “come-cotas“, e também no resgate das cotas, seguindo a tabela regressiva mencionada.

Até 2023, no fundo fechado o Imposto de Renda só era cobrado no resgate das cotas, podendo chegar a 10% para prazos acima de 10 anos. A partir de 2024, com a aprovação da Lei nº 14.754 de 2023, há incidência de come-cotas semestral 15% IRPF, nos meses de maio e novembro de cada ano, para fundos de longo prazo.

Além disso, os fundos fechados costumam ter uma liquidez menor do que os fundos abertos, pois dependem da existência de compradores e vendedores interessados nas cotas. 

Por outro lado, eles podem ter uma rentabilidade maior já que podem investir em ativos mais arriscados e alavancados.

Como abrir um fundo de investimento fechado?

Os fundos de investimentos fechados são ideais para quem tem perfil conservador ou quer ampliar a diversificação.

Ainda assim, é importante pesquisar os tipos de fundos, pois alguns podem ser mais atrativos que outros quanto a flexibilidade para negociação das cotas.

Após comparar os fundos e escolher o que mais se adequa ao seu perfil e objetivo, você pode fazer a sua aplicação. 

Você pode comprar as cotas do fundo durante o período de captação ou em mercado secundário. 

Geralmente na fase de captação a aquisição é mais vantajosa e mais rentável a depender da política de investimentos do fundo em questão.

Acompanhe o desempenho do fundo e peça ao gestor relatórios periódicos para entender a rentabilidade do seu investimento.

Quando ter um fundo exclusivo é uma boa ideia?

Quando ter um fundo exclusivo é uma boa ideia?

Um fundo exclusivo é um tipo de fundo de investimento criado para atender às necessidades específicas de um único cotista ou grupo familiar. 

Também chamado de fundos restritos, podem ter gestão personalizada e uma tributação diferenciada, além de oferecer maior controle e transparência sobre os ativos da carteira.

É mais indicado para quem busca resguardar ou rentabilizar o patrimônio familiar com maior controle dos riscos.

Geralmente esse tipo de fundo demanda um capital mínimo alto e tem alguns custos administrativos e operacionais.

Portanto é preciso uma gestão tributária eficiente e um wealth management bem organizado para que o ROI seja lucrativo.

Também é importante considerar o planejamento sucessório, uma vez que esse investimento visa a proteção do patrimônio familiar no longo prazo, que eventualmente será herdado.

Quais os custos do fundo de investimento fechado?

Assim como os fundos abertos, os fundos fechados também cobram taxas e custos dos cotistas para remunerar os serviços prestados pelos profissionais envolvidos na gestão e administração do fundo. 

As principais taxas e custos são:

  • Taxa de administração: cobrada anualmente sobre o patrimônio do fundo para remunerar o administrador e pode variar de acordo com o tipo, a estratégia e a complexidade do fundo;
  • Taxa de performance: é o percentual cobrado sobre o rendimento do fundo que supera um índice de referência ou um determinado percentual. Por exemplo, um fundo fechado pode cobrar uma taxa de performance de 20% sobre o que exceder 100% do CDI;
  • Taxa de entrada e saída: são taxas que incidem no momento da aplicação ou do resgate das cotas do fundo e visam compensar os custos operacionais e evitar a diluição da rentabilidade dos demais cotistas;
  • Taxa de custódia: cobrada pelo serviço de custódia do fundo, que consiste em guardar e movimentar os ativos da carteira e pode ser fixa ou variável, dependendo do contrato.

Quem pode investir no fundo fechado?

Se você quer rentabilizar seu patrimônio de forma segura com gestão profissional, pode investir em fundo fechado, de preferência com quem entende do assunto.

A Portofino Multi Family Office oferece soluções exclusivas e personalizadas para a gestão de patrimônio de famílias com realidade patrimonial elevada.

Entre os serviços prestados, está o desenvolvimento de uma estratégia sólida para os investimentos dos seus clientes, considerando o seu perfil de risco, o seu horizonte de investimento e o seu objetivo financeiro.

Temos acesso a produtos exclusivos, restritos a investidores institucionais, que podem incluir fundos fechados de diversos tipos, como:

  • Imobiliários; 
  • Multimercados; 
  • Previdenciários; 
  • Exclusivos.

Além disso, a Porto Fino conta com uma equipe de especialistas que acompanha o desempenho dos fundos fechados e faz ajustes na estratégia conforme as condições de mercado. 

Portanto, se você quer diversificar seus investimentos e elevar seu patrimônio, saiba tudo que a Porto Fino Multi Family Office pode fazer por você e sua família.

Conclusão

Um fundo de investimento fechado é um tipo de fundo que tem um capital fixo e uma duração definida. 

Vimos que ele não permite a entrada ou a saída de cotistas ao longo do tempo, a não ser que eles negociem suas cotas em mercado secundário.

Contudo oferece vantagens para os investidores, como acesso a gestão profissional, diversificação da carteira, tributação diferenciada e possibilidade de alavancagem.

Também apresenta alguns riscos e desvantagens, como baixa liquidez, maior volatilidade, custos elevados e falta de transparência.

Por isso, para investir nesses fundos é preciso estratégia, e na Portofino você encontra equipe multidisciplinar para uma gestão eficiente dos seus patrimônios.

Dessa forma você diversifica seus investimentos e aumenta suas chances de rentabilizar seu capital.