fbpx

(Tempo de leitura: 4 minutos)

O que você precisa saber:
A eleição americana de 2024 promete uma disputa acirrada entre Donald Trump e Joe Biden, com temas como economia, imigração e política externa em destaque.


As eleições americanas deste ano despertam grandes expectativas, com a “revanche” entre Donald Trump e Joe Biden adicionando um elemento extra de tensão a esse evento político crucial. Em um momento no qual as questões geopolíticas globais estão especialmente delicadas e o cenário econômico requer cuidado e atenção, o vencedor dessas eleições assumirá o comando de uma nação com importantes decisões a serem tomadas, incluindo o posicionamento em relação à guerra no leste europeu, as relações com a China e o envolvimento no conflito no Oriente Médio.

Os prognósticos apontam para uma disputa acirrada entre os dois candidatos. O nosso Co-CIO e responsável pelas operações internacionais, Adriano Cantreva, que reside nos Estados Unidos, explica que, embora a economia americana esteja crescendo, a inflação e os juros altos estão pesando negativamente para o presidente, o que desperta uma visão pessimista no eleitor e prejudica a sua popularidade.

Com a economia sendo um ponto negativo para Biden, as questões sociais ganham destaque na tentativa de reverter o cenário. Enquanto, o atual presidente e os democratas enxergam o aborto como a questão social de maior discussão, para grande parte do eleitorado de Trump, a imigração é o tema central, representando um ponto de fraqueza de Biden.

Essa questão sempre foi amplamente debatida entre os americanos, mas ganhou proporções ainda maiores nos últimos anos, especialmente após o ex-presidente dizer que construiria um muro na fronteira com o México. O número de imigrantes atingiu uma máxima histórica em dezembro, com 249.785 prisões na divisa mexicana, um aumento de 31% em relação a novembro e de 13% em relação a dezembro de 2022, o recorde anterior.

Além disso, a disputa nas urnas também deve passar pela política externa e geopolítica. Em um contexto global de guerras, o posicionamento e discurso dos dois candidatos podem angariar ou afastar votos, ao mesmo tempo que interfere no futuro dos conflitos no Oriente Médio e no Leste Europeu.

Por fim, Trump, que lidera as pesquisas até o momento, inclusive nos swing states – estados onde os resultados são imprevisíveis e podem balançar entre os partidos Democrata e Republicano, precisa lidar com os desafios impostos pelas questões judiciais durante sua campanha. O ex-presidente enfrenta uma série de processos que ameaçam minar sua credibilidade e impactar sua capacidade de conquistar eleitores indecisos. Enquanto Trump busca manter o foco em suas realizações durante seu mandato anterior, os processos judiciais lançam uma sombra sobre sua imagem pública e alimentam a narrativa de algumas pessoas que ele não é um candidato totalmente confiável.

Confira mais conteúdos da nossa newsletter

Como declarar doações realizadas em 2023 no IRPF de 2024?
Desmistificando a marcação a mercado
Geração Z: o futuro no trabalho e na vida
Empoderando mentes, transformando vidas: o papel da saúde mental na sociedade