fbpx

Basicamente, a holding no agronegócio é um tipo de transferência dos bens de uma determinada família rural por meio da determinação de uma pessoa jurídica.

A principal função desse responsável jurídico é realizar a gestão da atividade rural dessa família de forma ampla, principalmente com relação ao seu patrimônio.

Assim, gerencia e controla: imóveis, insumos, maquinários, bens, ações, participações societárias etc. 

Porém, contar com uma agência especializada no assunto é o primeiro passo para se criar uma holding no agronegócio de sucesso.

Quer saber mais sobre o assunto, bem como suas vantagens e o melhor passo a passo para criar uma holding no agronegócio?

Então, continue conosco e boa leitura!

O que é holding e para que serve?

Antes de saber mais detalhes sobre holding no agronegócio é importante que se entenda a definição desse termo, de origem inglesa.

De forma geral, a holding é definida como um tipo de sociedade empresarial que possui o objetivo de angariar ações e quotas de empresas distintas ou realizar alocação de patrimônio familiar ou pessoal.

Importante destacar que, com o passar do tempo, esse modelo de negócio tem se tornado mais comum no Brasil e, inclusive, muitas empresas já foram constituídas seguindo esse modelo.

Ela serve, entre outras coisas, para que haja uma relação benéfica entre várias empresas, justamente para que a gestão global melhore.

O que é holding no agronegócio?

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% das empresas rurais brasileiras encerram suas atividades após os sucessores assumirem.

Diante desse cenário, uma alternativa para reverter essa situação é a holding no agronegócio, um projeto rentável e que auxilia na saúde das empresas familiares rurais.

A seguir, você conhecerá mais detalhes sobre a holding no agronegócio, bem como suas particularidades e vantagens desse modelo empresarial.

Tipos de holding rural: confira

Abaixo, conheça os principais tipos de holding rural que a Porto Fino Investimentos preparou para você!

Holding rural pura

A holding rural pura é caracterizada por ter o objetivo de participar no capital social de outras organizações somente.

Assim, as empresas que possuem esse tipo de negócio, acabam não realizando outras atividades, pois só exercem o controle sobre as empresas que estão sob seu comando.

Vale ressaltar que os recursos dessa holding rural pura são provenientes dos dividendos que são distribuídos pelas companhias, exclusivamente.

Holding rural imobiliária

Não adianta: o mundo dos negócios é bastante volátil e todas as alterações políticas, sociais e econômicas acabam afetando o mercado brasileiro.

Por conta disso, a holding rural imobiliária é, cada vez mais, um recurso disponível (e uma opção eficiente) quando se quer evitar riscos ao negócio.

Holding rural operacional

Uma holding rural operacional, de forma geral, está sob o controle de empresas que possuem a modalidade de holding pura.

Dessa forma, há um controle maior sobre as decisões a serem tomadas, viabilizando que cada ramo de atividade se desenvolva de forma sólida, sem quaisquer conflitos.

O que é holding no agronegócio?

Quem pode criar uma holding no agronegócio?

Quando uma holding no agronegócio é criada, há a vantagem de concentrar o patrimônio de determinada atividade rural em uma pessoa jurídica.

Inclusive, os sócios desse modelo empresarial serão, de forma geral, as pessoas que compõem um núcleo familiar determinado.

Assim, qualquer pessoa que seja da família de um respectivo produtor rural pode, sem dúvida, ser sócio em uma holding no agronegócio.

Vale ressaltar que, mesmo quando se trata de familiares cooperando mutuamente em uma organização, a sociedade deve ser constituída por meio de contrato, formalizando a situação.

Por que criar uma holding rural? Conheça as vantagens

A organização patrimonial, por sua vez, é um dos maiores benefícios quando o assunto é criação de holding no agronegócio, justamente porque busca fazer a separação de bens das pessoas físicas que compõem um negócio.

Além disso, a holding no agronegócio facilita com que o empreendimento seja gerenciado de forma mais assertiva e dentro das expectativas dos sócios.

Abaixo, elencamos outras vantagens que essa modalidade de holding proporciona. Confira!

Menor carga tributária

Uma das maiores vantagens que a holding no agronegócio proporciona é a redução significativa da carga tributária.

Isso porque, o inventário, bem como todo o processo, é algo extremamente demorado e, por sua vez, tende a encarecer com a extensão dos prazos.

Por isso, muitos optam pelas holdings rurais, pois é notória uma diminuição de, pelo menos, 70% no valor dos processos.

Agilidade no processo de sucessão

A sucessão patrimonial, em uma holding no agronegócio, é bastante tranquila e simplificada, fazendo com que essa seja uma vantagem que atrai muitas pessoas.

Isso porque, no capital social, todos os bens da família estarão integrados, fazendo com que dores de cabeça e disputas sejam evitadas durante o processo decisório. 

Logo, ao constituir essa empresa, os bens poderão ser distribuídos por meio de cotas entre os membros da empresa.

Maior poder de negociação

Solidez. Essa é uma das principais características de uma holding no agronegócio. Por conta disso, existe um poder maior de negociação, visto que ela se torna mais atrativa.

Afinal, esse modelo de negócio acaba facilitando o processo de aquisição de máquinas específicas e insumos agrícolas de forma mais eficiente.

Por conta desses fatores, a holding no agronegócio é bastante visada entre os produtores rurais, pois, também, facilita a negociação com terceiros e, diga-se de passagem, credores.

Como criar uma holding no agronegócio: confira passo a passo

Abaixo, aprenda o melhor passo a passo para criar uma holding no agronegócio de sucesso e, assim, colher os principais benefícios desse modelo empresarial.

Planejamento

Todos os projetos empreendidos devem, sem dúvida, partir de um bom planejamento estratégico, justamente para saber a viabilidade de constituir uma holding no agronegócio.

Além disso, é fundamental que haja o levantamento do patrimônio rural como um todo. Somente assim será possível elaborar um planejamento tributário e financeiro real.

Após isso, vale definir quais pontos serão importantes integrar ao capital social, tais como:

     

      • valores em espécie;

      • títulos;

      • ações de outras empresas;

      • imóveis disponíveis.

    Consulte um especialista

    Não adianta desenvolver um excelente negócio, bem como um planejamento altamente eficiente se você não souber como e quando aplicá-lo.

    Por conta disso, contar com uma assessoria especializada no assunto, tanto contábil quanto da parte jurídica é uma opção altamente recomendada.

    Isso porque, o profissional designado para essa atividade irá levar em consideração os dados coletados, principalmente no que diz respeito à segurança patrimonial e a incidência de uma menor carga tributária.

    Defina o tipo de sociedade

    De forma geral, existem duas formas de criar uma holding no agronegócio: por meio da definição de um detentor do patrimônio ou pela criação de um conselho que comporte todos os herdeiros.

    No primeiro caso, o detentor poderá optar por uma divisão justa e igualitária entre os herdeiros, mas apenas um será o responsável pela gestão do negócio.

    Fora essas duas principais, ainda existem outras possibilidades, como: determinar que o negócio será gerenciado por uma pessoa fora da família, um CEO, por exemplo; passar a propriedade segundo o interesse de cada familiar etc.

    Como criar uma holding no agronegócio: confira passo a passo

    Conclusão

    No conteúdo de hoje, você percebeu as inúmeras vantagens da holding no agronegócio e quais são os passos necessários para a implementação dela.

    Além disso, conseguiu entender a importância de contar com uma agência especializada no assunto e que seja capaz de oferecer soluções de gestão de patrimônio, como a Porto Fino Investimentos.

    Aqui, nossos serviços são baseados na responsabilidade, ética e transparência. Afinal, contamos com mais de 40 profissionais altamente qualificados e que, certamente, poderão lhe ajudar.

    Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça todas as nossas soluções para a sua holding no agronegócio ou outros modelos empresariais.