fbpx

(Tempo de leitura: 5 minutos)

Instituto Mano Down

Trocar a palavra “exclusão” por “OPORTUNIDADE”, é uma das premissas do Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos, que promove a autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências.

O Mano Down surgiu a partir do amor de Leonardo Gontijo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco; músico com síndrome de Down.

A história começa em 2011, quando Léo publica o livro “Mano Down – Relatos de um irmão apaixonado” e, partir daí inicia uma trajetória para dar visibilidade e criar oportunidades para que as pessoas com síndrome de Down possam ser incluídas na sociedade e reconhecidas por suas capacidades.

O projeto, que inicialmente era voltado para socialização das pessoas com Down, foi agregando famílias e crescendo. Em pouco tempo, Léo e Dudu estavam rodando por todo o Brasil levando a sua história através de palestras musicadas.

No site e nas redes sociais do instituto, você pode conferir mais sobre a história e propósito deles.

https://manodown.com.br/
Instagram: @institutomanodown
LinkedIn: Instituto Mano Down
TikTok: @institutomanodown

Instituto Ame Sua Mente

O Instituto Ame Sua Mente é uma organização da Sociedade Civil que desenvolve projetos pautados em pesquisas científicas e com foco na promoção da saúde mental, redução do estigma, prevenção e manejo de transtornos, tendo o educador da rede pública como principal público.

O instituto foi fundado em 2018, após mais de 10 anos de pesquisas científicas junto a escolas públicas, trabalho realizado por meio do projeto “Cuca Legal”, em parceria com a Escola Paulista de Medicina – EPM/UNIFESP.

Os resultados colhidos a partir dessa iniciativa – que visava a promoção da saúde mental, prevenção e manejo de transtornos na escola através de programas de assistência e letramento em saúde mental – fundamentaram a estruturação do Instituto.

No site e nas redes sociais do instituto, você pode conferir mais sobre a história, valores, missão e outras informações.

https://www.amesuamente.org.br/
Instagram: @ame_sua_mente
LinkedIn: Instituto Ame Sua Mente

Aliança Empreendedora

A Aliança Empreendedora nasceu em Curitiba, Paraná, 2005 com o objetivo de capacitar e apoiar microempreendedores formais e informais em vulnerabilidade econômica de todo o Brasil.

Acreditamos na potência do microempreendedor brasileiro, e para nós, todas e todos os brasileiros podem empreender por meio de relações justas.

Desenvolvemos cursos e capacitações de forma gratuita para empreendedores, realizamos estudos e pesquisas sobre o microempreendedorismo brasileiro, e também, entre as nossas estratégias de atuação está o trabalho de consultoria para empresas de diversos segmentos na cocriação de novos produtos e serviços de causas sociais, com foco em microempreendedorismo. Tais projetos também ajudam na disseminação da causa, provando que o empreendedorismo é para todos.

Atualmente, comemoramos o apoio oferecido a mais de 140 mil empreendedores, além de contarmos com 134 organizações sociais aliadas em todo o país. Já somamos mais de 271 projetos cocriados, e ampliamos nossa atuação para 27 estados brasileiros.

A Aliança Empreendedora está alinhada com os objetivos da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), projeto este liderado desde 2015 pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Negócios inclusivos e investimentos ESG  (Governança ambiental, Social e Corporativa) têm obtido relevância no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fazendo com que corporações cada vez  mais passem a entender que não há mudanças sem levar a sustentabilidade à sério.

Empresas que possuem como missão realizar projetos relacionados a fatores pautados no ESG, tem na Aliança Empreendedora o apoio que necessitam para o desenvolvimento e operacionalização necessários para colocar em prática  ações, projetos e iniciativas alinhadas com a causa.

No site e nas redes sociais da Aliança Empreendedora, você pode conferir mais sobre a história, valores, missão e outras informações.

https://aliancaempreendedora.org.br/
Instagram: @aliancaempreendedora
LinkedIn: Aliança Empreendedora

Confira outros conteúdos da newsletter

Carteiras administradas: uma abordagem personalizada para seu futuro financeiro
Aprovação da PEC 45 e o impacto sobre as doações em vida em 2024
Governo impõe novas regras para investimentos em LCA e LCI
Moldando o amanhã: entre o possível e o inimaginável