fbpx

Para encerrar a “Super Quarta”, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu ontem (1), por unanimidade, manter a taxa Selic em 13,75% pela quarta reunião consecutiva. A decisão era amplamente esperada pelo mercado, portanto as atenções foram direcionadas para o comunicado divulgado após a decisão.

Leia sobre a decisão da taxa de juros americana: Federal Reserve eleva taxa de juros pela oitava vez consecutiva.

O tom apresentado pelo comitê foi mais duro quanto ao nível da taxa de juros à frente. A sinalização da autoridade monetária é que os juros devem se manter em patamares elevados por mais tempo do que o mercado precificou. 

No texto, o comitê ressaltou a preocupação com o cenário fiscal, afirmando que “a conjuntura, particularmente incerta no âmbito fiscal e com as expectativas de inflação se distanciando da meta em horizontes mais longos, demanda maior atenção na condução da política monetária”. 

O Copom, por fim, reforçou sua postura vigilante ao enfatizar que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.