fbpx

(Tempo de leitura: 6 minutos)

Por Esfera Brasil | Luiz Tonisi*

As transformações tecnológicas estão cada vez mais rápidas, e acompanhar as inovações que de fato terão impacto na sociedade pode parecer um desafio. Contudo, compreender os conceitos que impulsionam essas tecnologias nos auxilia a ter uma visão do presente e do futuro. Na Qualcomm, pensamos em um mundo conectado, no qual, virtualmente, qualquer dispositivo móvel pode ser transformado em inteligente.

Dentro dessa visão, destacamos o impacto do 5G, da inteligência artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que juntos promovem a conexão de uma infinidade de dispositivos na nuvem ao mesmo tempo, criando o que chamamos de Borda Inteligente Conectada. Essas tecnologias terão impacto na Indústria 4.0, telemedicina, agronegócio, educação a distância, cidades inteligentes, automóveis, entretenimento e mais.

Há aproximadamente um ano, o Brasil viu o início da implementação do 5G. A nova geração de conectividade traz um ganho revolucionário não apenas para a velocidade de transmissão de dados, mas também na geração de novas oportunidades de negócios no País. Para se ter uma ideia de sua potência, um estudo da Information Handling Services (IHS) aponta que, globalmente, o impacto do 5G no número de vendas poderá atingir US$ 13,1 trilhões até 2035, além de gerar 22,8 milhões de empregos.

Se no 4G milhares de coisas podem ser conectadas por quilômetro quadrado, no 5G esse número salta para a casa do milhão. Sim, são milhões de coisas conectadas simultaneamente no mesmo espaço que antes suportava milhares. Somando isso a uma conexão de qualidade, baixa latência e segurança para a digitalização de uma série de processos e objetos, teremos um forte avanço nas aplicações de IoT.

Ao pensarmos em uma aplicação industrial, um administrador passa a poder acompanhar em tempo realum processo de fabricação e logística. Entre as aplicações que já estão ocorrendo no País, a instalação de luminárias públicas inteligentes, que, além de iluminar, fornecem ponto de conexão 5G para smartphones da região e câmeras, fica em destaque.

Essas inovações fazem parte do conceito de “cidades Inteligentes”, as smart cities, nas quais dispositivos urbanos são inteligentemente conectados para trazer mais eficiência, segurança e comodidade para a população e gestores.

A velocidade e a estabilidade da conexão 5G habilitarão uma série de novas experiências em smartphones e laptops, carros conectados e autônomos, além de outros dispositivos como headsets para realidade estendida.

Os carros conectados, por exemplo, fazem parte de um dos segmentos mais interessantes dessa revolução viabilizada pelo 5G. Por meio da conectividade, os carros poderão incorporar cada vez mais funções dos smartphonesproporcionando experiências personalizadas e intuitivas, incluindo infoentretenimento imersivo, assistência ao motorista e segurança aprimorada.

Outro exemplo são as soluções de 5G Fixed Wireless Access (FWA), que trazem essa conectividade sem fio para dentro de residências e comércios por meio de um roteador que não necessita de instalação profissional. A Qualcomm tem trabalhado com a Intelbras para o desenvolvimento de produtos brasileiros com essa finalidade que já estão chegando ao mercado.

Ainda assim, é claro que os smartphones seguem sendo nosso principal dispositivo de conectividade, e sua importância e funcionalidades apenas aumentam.

Todas essas possibilidades de conectividade dos devices proporcionam experiências e serviços que podem – e precisam – ser aprimorados cada vez mais. Não à toa, a IA tem sido uma grande aliada ao aprender padrões e aprimorar processos.

Nos últimos meses, a IA tem viralizado por meio de imagens de famosos e do ChatGPT, uma inteligência artificial generativa, que é o tipo de tendência mais quente da área neste momento. Estimativas avaliam o mercado de IA generativa em US$ 1 trilhão. A tecnologia não só tem o potencial de mudar a forma como buscamos e criamos conteúdo, mas também de melhorar nosso cotidiano. Com a IA generativa, seu smartphone pode se tornar um verdadeiro assistente digital, permitindo que você se comunique naturalmente e receba respostas completas.

E a inteligência artificial ainda vai muito além. A tecnologia pode ser utilizada até para compreender como processos climáticos influenciam em determinada cultura no campo, possibilitando a melhoria da produção.

A conectividade é a força motriz por trás de uma série de inovações. Conectar os dispositivos é sinônimo de conectar o mundo e as pessoas. Isso traz uma infinidade de oportunidades de negócios e, acima de tudo, melhorias para a sociedade.

*Presidente da Qualcomm América Latina

Somos parceiros da Esfera BR, uma iniciativa independente e apartidária que fomenta o pensamento e o diálogo sobre o Brasil, um think tank que reúne empresários, empreendedores e a classe produtiva. Todas as opiniões aqui apresentadas são dos participantes do evento. O nosso posicionamento nesta iniciativa é o de ouvir todos os lados, neutro e não partidário.

Clique aqui para ler sobre outras personalidades e eventos promovidos pela Esfera BR e Portofino MFO.